Sobre o NIC
O Núcleo de Ilustração Científica (NIC) do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo é uma entidade de cultura e extensão voltada à ilustração científica, fundada em julho de 2012. Atualmente, o núcleo é composto por alunos de graduação, mas também é aberto à entrada de alunos de pós, professores e funcionários que se interessem.
O NIC surgiu para aprimorar as habilidades, formar de futuros ilustradores e também atender as necessidades pedagógicas e científicas do instituto. Dessa forma, os objetivos centrais do NIC são a formação, a produção e a divulgação.
A formação envolve o aprimoramento dos membros quanto a técnicas, percepção, postura profissional e troca de experiências. A produção se refere a material com fins didáticos e/ou divulgação científica de disciplinas ou pesquisadores do IB-USP, além de pranchas que promovam uma associação interdisciplinar entre as áreas das ciências biológicas e das artes plásticas. A divulgação se refere essencialmente a temas pertinentes à Biologia, como a profissão do ilustrador, a importância desse tipo de conhecimento para a ciência e exposições temáticas.
O que o fazemos?
O NIC se propõe a atuar em cinco tipos de projeto, sumarizados e exemplificados a seguir:
-
Material didático sem fins lucrativos, como ilustrações para livros, apostilas e disciplinas ministradas pelo IB-USP.
-
Divulgação de projetos de extensão, como cartazes, folders e flyers para projetos de extensão universitária propostos pelos alunos ou professores do IB-USP.
-
Divulgações científicas pessoais, incluindo projetos pessoais de docentes do IB-USP voltados à divulgação científica, que não se encaixam nas outras categorias, como por exemplo: livros e guias ilustrados, artigos, relatórios e painéis. Ressaltamos que esses projetos estão sujeitos a pagamento.
-
Ampliação do Acervo Iconográfico do IB-USP, a ser realizado em conjunto com instituições como o Herbário e o Museu de Zoologia.
-
Ministrar e organizar cursos e oficinas de ilustração científica para a comunidade do IB-USP, podendo disponibilizar vagas para comunidade externa.